sábado, 5 de dezembro de 2009

Ser Pai...

...é tramado.
Tenho duas meninas, a Joana e a Constança. A minha mulher diz que eu não posso ser pai de um menino, poderia correr mal. E deu exemplos! Imagine-se que a criança andava a correr pela casa, e enfiava um monumental tralho no tapete da cozinha, levantando-se de imediato, a chorar que nem uma Madalena arrependida. Se fosse uma menina: "Anda cá minha filhota", enquanto lhe fazia uma festinha na cabeça e a abraçava e cobria de beijos. Se fosse um menino: "Levanta-te, ò maricas! Que raio de Homem és tu??"
Fez também uma clara alusão a outro tipo de cenário...disse-me que já não se fazem Homens como Antigamente, e perguntou-me como é que eu reagiria se o meu filho adolescente chegasse a casa com as sobrancelhas arranjadas...bem...não sei...mas provavelmente, iria ter uma semaninha de campo com o pai...
Mas ser pai de duas meninas é muito à frente. Fazem do pai o que querem.
Num dos sábados em que a Catarina foi trabalhar de manhã e eu fiquei sozinho em casa com elas, às 10h00 da manhã liguei-lhe a implorar que ela viesse depressa, senão elas matavam-me. Basicamente, sentaram-me no chão do quarto, e enquanto a Joana me lavava a cabeça com sabão (mesmo), a Constança fazia-me uma limpeza de pele...à base do arremesso de tudo o que sejam brinquedos rígidos contra a minha tromba.
Quando a Catarina chegou, as meninas estavam sossegadas a ver bonecos na sala, e eu estava num canto do quarto, às escuras, enrolado em posição fetal, com o olhar vago e em repetidos movimentos circulares com o tronco...
Mas aprendo muito com as minhas meninas... a Joana disse-me que vale mais ser inteligente do que forte fisicamente...de repente passaram-me pela lembrança as inúmeras rixas de bar, em que poderia ter discutido Descartes em vez de enfiar cadeiras pelo ananás abaixo de alguém...
Deixo-vos com a carta ao Pai Natal que a Constança escreveu, a pedido da educadora do seu colégio:
"Querido Pai Natal, neste Natal, e como fui uma menina muito bem comportada durante o ano (!?), queria ter uma foto de todos os meus amiguinhos do colégio. O papá disse-me para pedir antes um Bentley, mas eu nem sei conduzir! Prefiro a foto, mesmo. P.S. Também quero muito ver o Benfica campeão, mas disso acho que já está o Jesus a tratar, por isso não te peço a ti. Beijinhos, e vem devagar".

...a Joana tem 6 anos, e a Constança 2.

Sem comentários:

 
origem