sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

É isso aí, bicho!

Às 23h49 tocou o meu telefone fixo.
Sim, tenho telefone fixo, faço a barba à navalha e não depilo as sobrancelhas. Sou um ogre.
Retomando: tocou o telefone e como é óbvio, cá no pântano só o ogre é que estava acordado, a Fiona e as crias dormiam profundamente (estou tão tramado quando ela ler isto!).
Saí do sofá a correr para tentar minimizar o impacto, e apressei-me a atender.
"Estou?", disse eu com uma entoação tipo quem-é-o-boi-que-liga-a-esta-hora...
Do outro lado, ouvi uma voz feminina falar em Português do brasil: "Alô, Figueiredo?"
"Não, deve ser engano."...
"O Figueiredo não está?"
"Não, é engano."
"Cê tem certeza?"
"Pelo menos da última vez que vi, não havia cá Figueiredo nenhum", respondi. Ainda pensei que ela poderia conhecer o gato que adoptámos há dias, mas esse é Gaspar, e que saiba não tem Figueiredo no apelido. E fui buscá-lo a Lisboa, não a Vera Cruz.
"É que tou falando do Rio, e queria falar prá Portugau!"
Aqui começei-me a passar. Que aquela gente troque os "L" pelo "U" no fim das palavras é uma coisa, mas com o nome da minha Ditosa Pátria Amada é que não!
E continuou: "O indicativo de Braga não é o 21?"
"Não, esse é de Lisboa"
"E de Braga, cê sabe quaU é?" (lá está o "U")
"Sim, é o 253."
"Verdade? Obrigado!"
E foi então que me saiu: "Olhe, posso-lhe pedir que me esclareça uma dúvida?"
Ela, com tom desconfiado, respondeu "Sim...?"
"Aí no Brasil (com L), chamam à cabine telefónica Orelhão?"
Ela riu e respondeu: "É verdade sim, tô ligando de um nesse momento!"
"Óptimo (sem acordo ortográfico)! Então olhe, meta o orelhão no C*!"
Desliguei. Com aquela sensação que tinha quando era puto e fazia chamadas parvas para a vizinhança toda. Recuei 25 anos na minha vida, até ao tempo dos telefones de disco. Muito bom.
Agora, estou tentado em marcar o meu número de casa, mas precedido do indicativo de Braga, para perguntar ao Figueiredo como é falar com alguém que tem um Orelhão enfiado no recto...

1 comentário:

Iceage disse...

Ok... alguns dias depois tenho de indagar...

Já falaste com o Figueiredo!?

 
origem